A minha casa será salva

 A minha casa será salva

“Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa” – At 16.31

Ministro do Evangelho , pastor auxiliar da ADIG
(Assembleia de Deus na Ilha do Governador)
Conferencista Internacional
casado com a cantora Mízi Lenne, pai de Três filhos.

Paulo e Silas estavam pregando o Evangelho na cidade de Filipos, na Macedônia, onde uma mulher possessa por um espírito de adivinhação  acabou sendo liberta por intermédio do ministério deles. Esse fato aborreceu  muito algumas pessoas daquela cidade e, por causa disso, os dois acabaram sendo presos. A acusação que lançaram contra eles dizia: “Estes homens, sendo judeus, perturbaram a nossa cidade. E nos expõem costumes que nos não é lícito receber nem praticar, visto que somos romanos” (At 16.20-21).

Condenados sem julgamento, Paulo e Silas foram lançados no cárcere. Lá, com os pés e as mãos presos em tronco, os dois decidiram orar e louvar a Deus, que decidiu promover um terremoto que abriu todas as portas da prisão, apenas para salvar o carcereiro e sua família.

Eu afirmo que Deus promoveu o terremoto só para salvar o carcereiro, porque esse é o único resultado que temos desse detalhe da história. Paulo, Silas e os demais detentos, mesmo tendo as portas abertas, não aproveitaram para fugir. As autoridades romanas, e o próprio carcereiro, não aproveitam o terremoto para corrigir a injustiça que fizeram contra Paulo e Silas. Eles foram soltos porque eram romanos. Enfim, o terremoto só teve um efeito: impressionar o carcereiro para que sua família fosse salva. O terremoto não liberou Paulo e Silas, o terremoto libertou o carcereiro e a sua família.

Deus ama tanto as famílias, que está disposto a promover terremotos em favor da libertação delas. A Bíblia prova que Deus sempre desejou a salvação das famílias. Noé e Ló são exemplos dessa verdade (Gn 7.1, Hb 11.7, Gn 19.12-13).

No caso da prisão, Paulo não aproveitou o terremoto para fugir com os outros presos, ele aproveita o terremoto para dizer ao carcereiro: “crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e a tua casa [família]”. A família do carcereiro era a chave dessa história.

Claro que o mérito da salvação do carcereiro não está apenas no terremoto. O terremoto, aliado ao fato dos presos não terem fugido, quebra o muro da incredulidade que havia no coração daquele homem e o põe de frente com a possibilidade de conhecer a verdade (Jo 8.32). Agora ele está sem defesas, agora ele está pronto para ouvir. Agora ele quer ouvir, e… Paulo prega e… o carcereiro crê.

“Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue?” – Rm 10.14.

Nós sabemos que a salvação da família do carcereiro não seria automática, apenas porque ele creu. A salvação é individuação, pessoal e intransferível. Cada um dará conta de si a Deus (Rm 14.12; Gl 6.5). Em lugar nenhum da Bíblia encontraremos essa ideia como alguns querem sugerir. A minha salvação não implica na salvação automática da minha família. Todos deverão passar pelo mesmo processo que eu passei e todos deverão responder ao mesmo chamado que eu respondi (Mc 16.16).

Vamos observar os detalhes da história:

1 – Paulo aproveita o impacto do terremoto para oferecer Jesus ao carcereiro e à sua família. 2 – O carcereiro crê e, em seguida, leva Paulo e Silas para sua casa, afim de que eles preguem para sua família. 3 – A família do carcereiro também crê e todos são batizados naquela mesma madrugada.

O que isso nos ensina?

– Que preciso criar meios de levar o Evangelho aos meus familiares.

– Que se fui alcançado pela graça, a minha família também pode ser. Eu devo me empenhar por isso.

– Muitos não pregam e querem acordar um dia e ver seus familiares salvos

A primeira pessoa salva em uma família é a porta por onde o Evangelho poderá chegar a toda a família. Isso revela que tenho grande responsabilidade para com a salvação dos meus entes queridos (At 10.30, 33, 44; 1Tm 2.4).

REFLITA:

1. O que você pode fazer para que a sua família seja salva como você foi?

2. Tem algo que você tenha feito que prejudicou a salvação da sua família? E o que você deve fazer para reverter esse quadro, caso haja acontecido?

Destake News Gospel

Destake News Gospel

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

🚨 Aviso Importante 🚨

Detectamos o uso de um bloqueador de anúncios.

Desative o adblock para continuar acessando nosso conteúdo. Agradecemos seu apoio!

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock