Aprendendo a dizer não quando é preciso dizer não

 Aprendendo a dizer não quando é preciso dizer não
Paulo Roberto de Oliveira . Presidente da Igreja Batista Monte Horebe

Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna. Mateus 5:37

Mas, sobretudo, meus irmãos, não jureis, nem pelo céu, nem pela terra, nem façais qualquer outro juramento; mas que a vossa palavra seja sim, sim, e não, não; para que não caiais em condenação.Tiago 5:12

Nesses mais de quarenta anos de ministério, conheci muitos pastores que se prejudicaram muito por não saber dizer não às suas ovelhas e aos líderes de sua igreja que estavam debaixo de sua autoridade. Muitos fazem isso achando que dessa forma serão amados e vistos como bons pastores.

A igreja não ama o seu pastor quando ele é paternalista, mas quando a dirige com o verdadeiro amor no qual constam limites e zelo pelo sagrado. Podemos citar Che Guevara: “É preciso ser duro, mas sem perder a ternura”. Temos Deus como o primeiro exemplo de saber dizer não: ao criar o homem, Ele lhe deu uma ordem: “De toda a árvore do jardim poderás comer livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás” (Gn. 2: 16, 17). Cedo Deus impõe limites ao homem para a sua própria proteção. Esse mal de não saber dizer não, afeta, não apenas líderes, mas muitas outras pessoas.

Por que, muitas vezes, agimos dessa forma?

1. Medo de decepcionar os outros. Pensamos que vamos perder amizades agindo assim. Se, ao dizermos não para alguém, perdemos essa amizade, é porque de fato não a tínhamos.

2. Somos dependentes emocionais das pessoas e queremos agradá-las em tudo. Existem mulheres que amam demais; amam tanto que acabam se anulando completamente em prol do objeto desse amor doentio.

3. Insegurança que gera frustração e irritação consigo mesmo.

4. Tentamos agradar a todos.5. Quando possuímos uma baixa autoestima. Dizemos sim a tudo e a todos para sermos queridos e respeitados pelos outros.

Como podemos dizer não no momento certo:

1. Seja honesto. Deus disse não a Moisés quando ele queria insistir para entrar na terra prometida. Seja franco sem ser mal-educado; aprenda a dizer não sem ofender.

2. Não prometa sem poder cumprir. Não caia no laço de querer agradar sem poder fazê-lo.

3. Não faça rodeios, vá direto ao assunto. Não explique o não, não se justifique, não apresente desculpas.

4. Aprenda a dizer não sem culpa. O monstro da culpa destrói a paz, a saúde emocional.

5. Não diga não apenas por dizer não. “Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz comete pecado” (Tg. 4: 17).

6. Mantenha o não mesmo diante da insistência. Não se deixe ser vencido pela insistência do outro. (Jz. 16: 16, 17).

7. Aprenda a dizer não e a receber não. Precisamos estar preparados para receber não; de Deus e dos homens (Mt. 26: 39).

8. Coloque limites no seu relacionamento com as pessoas.

9. Reflita antes de responder. Não dê respostas imediatas.10. Não se preocupe com as pessoas “cascas de ovo” que não aceitam não. Aprender a dizer não é um processo de reeducação. É preciso ter coragem para enfrentar o medo, a insegurança e a preocupação desnecessária de ferir suscetibilidades. Jesus, como nosso exemplo, soube dizer não: nas tentações, nas carências físicas, à fama, ao sucesso, à glória pessoal, a quebra de princípios, a deixar de cumprir o propósito de sua vida.

Destake News Gospel

Destake News Gospel

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

🚨 Aviso Importante 🚨

Detectamos o uso de um bloqueador de anúncios.

Desative o adblock para continuar acessando nosso conteúdo. Agradecemos seu apoio!

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock