João Batista, Um ministério a ser copiado

 João Batista, Um ministério a ser copiado
Pastor, casado pai de 4 filhos, teólogo, Compositor e Intérprete
Pastor, casado pai de 4 filhos, teólogo,
Compositor e Intérprete

“Uma cana agitada pelo vento” Ao partirem eles, começou Jesus a dizer às multidões a respeito de João: que saístes a ver no deserto? um caniço agitado pelo vento? Mateus 11.7-20.

 Introdução: Pensar em um modelo de ministério para servir de parâmetro para a nossa igreja ; tenho a ideia do ministério de João Batista vejamos o texto. Uma cana é um vegetal: um caule de natureza frágil. Uma cana não é um tronco firme, fixo, bem enraizado no solo. Um tronco suporta o passeio do vento, o que não acontece com a cana. Se o vento vem do Norte, dobra a cana; o mesmo acontece se ele vem em outro sentido. A cana sempre se agita por causa do vento; o sopro se impõe a ela e dita-lhe a posição. O versículo em que Jesus faz referência a João Batista chama muito à atenção: “E, partindo eles, começou Jesus a dizer às turbas a respeito de João: Que fostes ver no deserto? Uma cana agitada pelo vento?” (Mt 11: 7).

I. O ministério de João Batista:

1.1. Ministério consciente de sua missão: Disseram-lhe pois: Quem és? para que demos resposta àqueles que nos enviaram; que dizes de ti mesmo? Disse: Eu sou a voz do que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaías. João 1:22-23. E por ele e para ele.

1.2. MINISTÉRIO HUMILDE: Então veio Jesus da Galilé ia ter com João, junto do Jordão, para ser batizado por ele. Mas João opunha-se-lhe,  dizendo: Eu careço de ser batizado por ti, e vens tu a mim? Jesus, porém, respondendo, disse-lhe: Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então ele o permitiu. Mateus 3.13-15 Ele foi autêntico. Indo ao deserto, não acharam “um homem ricamente vestido”, porque esse tipo de pessoa não está nos desertos, senão nos palácios reais (v. 8). A figura física de João não atraía.As massas são atraídas pelo aspecto físico, pela pompa, pelo espetáculo (para não usar o anglicismo “show”). Pouco interessa a mensagem: as massas preferem a “massagem”. Este é aquele que vem após mim, que é antes de mim, do qual eu não sou digno de desatar a correia da alparca. João 1:27

1.3. MINISTÉRIO AUTENTICO: Depois disto foi Jesus com os seus discípulos para a terra da Judeia; e estava ali com eles, e batizava. Ora, João batizava também em Enom, junto a Salim, porque havia ali muitas águas; e vinham ali, e eram batizados.João 3.22-23 SEGUE A LEITURA DO TEXTO Aquele que tem a esposa é o esposo; mas o amigo do esposo, que lhe assiste e o ouve,alegra-se muito com a voz do esposo. Assim, pois, já este meu gozo está cumprido. É necessário que ele cresça e que eu diminua. João3:29-30. João Batista, não competir nem com os judeus de sua época nem aceitava a ideia do seus discípulos pensar em competir com Jesus, a final ele estava fazendo o que lhe foi ordenado. Que ele cresça! Feliz por ser parte de tudo aquilo era alegria para João.

1.4. MINISTÉRIO HONRADO: Mas, então que fostes ver? um profeta?
Sim, vos digo eu, e muito mais do que profeta; Porque é este de quem está escrito: Eis que diante da tua face envio o meu anjo, que
preparará diante de ti o teu caminho.  Em verdade vos digo que, entre os que de mulher têm nascido, não  apareceu alguém maior do que João o Batista; mas aquele que é o  menor no reino dos céus é maior do que ele. E, desde os dias de João  o Batista até agora, se faz violência ao reino dos céus, e pela força se  apoderam dele. Porque todos os profetas e a lei profetizaram até  João. Mateus 11.9-13. Jesus ao falar de João Batista, como ele era  homem honrado não pela sociedade mas no conceito de Deus!

1.5. MINISTERIO INTOLERANTE: E, vendo ele muitos dos fariseus e dos  saduceus, que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras,  quem vos ensinou a fugir da ira futura? Produzi, pois, frutos dignos de  arrependimento; E não presumais, de vós mesmos, dizendo: Temos  por pai a Abraão; porque eu vos digo que, mesmo destas pedras, Deus pode suscitar filhos a Abraão. E também agora está posto o  machado à raiz das árvores; toda a árvore, pois, que não produz bom fruto, é cortada e lançada no fogo. Mateus 3.7-10.Não admitia uma compreensão rasa de sua mensagem; ele não estava distribuindo alegria passageira ou prosperidade fantasiosa, mas anunciando o  arrependimento dos pecados para se receber a Cristo. Pois João dizia a Herodes: Não te é lícito possuir a mulher de teu irmão. Marcos 6.18

1.6. MINISTÉRIO PROFÉTICO: E, partindo eles, começou Jesus a dizer  às turbas a respeito de João: Que fostes ver no deserto? Uma cana  agitada pelo vento? Sim, que fostes ver? Um homem ricamente  vestido? Os que se trajam ricamente estão nas casas dos reis. Mas,  então, que fostes ver? Um profeta? Sim, vos digo eu, e muito mais do  que profeta; porque é este de quem está escrito: Eis que diante da  tua face envio o meu anjo, que preparará diante de ti o teu caminho.  Em verdade vos digo que, entre os que de mulher têm nascido, não apareceu alguém maior do que João Batista; mas aquele que é o menor no Reino dos céus é maior do que ele. Mt 11. 7-11. Jesus  ensina-lhes que lá havia um profeta, ou melhor, muito mais do que um  profeta. A posição de João Batista era a mais importante da época:  anunciar a chegada do Filho do Homem, diante de quem agora se  achavam (v. 19). Mas o aspecto social do João Batista não era  condizente com a sua posição.

1.7. MINISTÉRIO FOCADO EM CRISTO EM NÃO EM SI MESMO: No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro  de Deus, que tira o pecado do mundo. João 1.29 Sua mensagem sem  meias palavras: Ele era profeta de uma mensagem imutável,  contundente e verdadeira. João não era uma cana agitada pelo vento;  era um tronco bem firmado no solo. Sua firmeza foi tanta que, tendo  apontado o pecado de Herodes, terminou por pagar com a própria vida. Parece que o século atual carece de homens que não sejam “uma cana agitada pelo vento” Jesus era o tema de sua mensagem,  jesus era a razão de sua missão, jesus era o milagre do seu nascimento, jesus era alegria do seu coração, Jesus era a certeza do reino de Deus, Jesus era para João o sucesso do seu ministério.  E pensar em sucesso no ministério na visão de João Batista é  muito diferente do sucesso de hoje. A começar pela agenda.
Não tinha agenda, o público dele era estranho. O lugar onde ele  resolver começar ninguém de boa mente não começaria.

CONCLUSÃO: João Batista, não podia ser uma cana agitada, O ministério  de João Batista: não era uma cana agita pelo vento: Primeiramente é necessário  notar que Jesus se dirigia às turbas, isto é, a grande número de pessoas que formam uma multidão desordenada, sem rumo, à procura de algo; à procura mesma do que não conseguiam identificar. O ministério de João batista é um ministério a ser servido como referência para quem quer anunciar a Cristo. A igreja Brasileira com essa onda de modismo, “estratégia de crescimento, mega  igreja, que na verdade acabam por se perderem na missão a final qual o  propósito da nossa missão? O que Jesus cristo é em nossa igreja? O que  pensamos em fazer acerca do senhor Jesus?

Pr. Marcos Fernandes,
Jerusalém , 23 de outubro de 2013 

Leia também :

A multiplicidades da Crise

QUEM DETONOU O ROJÃO?

Quantas vezes você morreu? Quantas morte você viveu?

Justiça de Deus X Justiça do homem

 

Destake News Gospel

Destake News Gospel

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

🚨 Aviso Importante 🚨

Detectamos o uso de um bloqueador de anúncios.

Desative o adblock para continuar acessando nosso conteúdo. Agradecemos seu apoio!

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock