LIÇÃO DE HUMILDADE NA FESTA DOS TABERNÁCULOS

 LIÇÃO DE HUMILDADE NA FESTA DOS TABERNÁCULOS
Ministro do Evangelho , pastor auxiliar da ADIG
(Assembleia de Deus na Ilha do Governador)
Conferencista Internacional
casado com a cantora Mízi Lenne, pai de Três filhos.

Jo 7.2-4, 8-10,

Ora, a festa dos judeus, chamada de Festa dos Tabernáculos, estava próxima. Dirigiram-se, pois, a ele os seus irmãos e lhe disseram: Deixa este lugar e vai para a Judéia, para que também os teus discípulos vejam as obras que fazes. Porque ninguém há que procure ser conhecido em público e, contudo, realize os seus feitos em oculto. Se fazes estas coisas, manifesta-te ao mundo. Subi vós outros à festa; eu, por enquanto, não subo, porque o meu tempo ainda não está cumprido. Disse-lhes Jesus estas coisas e continuou na Galileia. Mas, depois que seus irmãos subiram para a festa, então, subiu ele também, não publicamente, mas em oculto.

SUBIU COMO QUE EM OCULTO

Os irmãos de Jesus queriam que ele aparecesse (ou, ao menos, se mostrasse), mas Jesus prefere ficar em oculto. O que essa decisão revela? Essa decisão revela humildade. Sim. Essa decisão mostra, mais uma vez que Jesus é humilde.

Por um certo lado, os irmãos de Jesus estavam certos quando exigiram que Ele se mostrasse as pessoas. É como se dissessem: “Leva seu cartão de visitas e distribui ao povo. É seu direito fazer isso. Afinal, quem mais pode fazer coisas do tipo das que você faz?”. Que problema teria, fazer isso? Nenhum, se não fosse pelas intenções envolvidas.

Ao sugerir que Jesus subisse à Judeia para se fazer conhecido pelos líderes judeus, os irmãos do Mestre estavam sendo irônicos ou maldosos. Com outras palavras, eles estavam mandando Jesus usar o poder e os dons que tinha em benefício de sua própria popularidade. O que eles não sabiam é que Jesus não sofria desse tipo de carência, pois, bem sabia quem era. E, se conhecer, é a primeira característica de uma pessoa humilde.

JESUS NÃO PRECISA MOSTRAR HUMILDADE

Ao descrever a “kenoose” (κενοω, kenoo – gr.) de Cristo, o seu esvaziamento, a sua aniquilação (JFA-RC), em Fp 2.6-8, Paulo deixa claro que o simples fato de se fazer homem, sendo Jesus quem sempre foi, ou seja, o próprio Filho de Deus,  faz Dele o maior exemplo de humildade já visto na história. Mais humilde até mesmo que Moisés (Nm 12.3). Pois, qual o coronel, por exemplo, que aceitaria vestir-se de soldado para exercer humildade? Ou qual o general que aceitaria receber como salário, o soldo de um cabo? Penso que nenhum. Seria humilhação “demais” para qualquer um de nós. Agora, imagine o nível de descida e humilhação que Jesus precisou viver ao descer da posição de Deus para a posição de homem e, ainda por cima, de servo sofredor?

JESUS RECUSOU A PROPOSTA DOS SEUS IRMÃOS PARA NÃO INCORRER EM PECADO

Ser reconhecido pelo que faz não é problema nenhum. Pelo contrário, isso acontece como consequência para quem trabalha. O problema é fazer as coisas com essa intenção. Fazer para ser reconhecido revela carência de afeto e atenção. Preciso fazer as coisas pela pura consciência de fazer o que é certo. A recompensa virá do alto. Ele retribuirá! A proposta bíblica é que sejamos louvados pelos lábios dos estranhos e nunca por nós mesmos (Pv 27.2; Pv 25.27). Ainda que seja um direito seu ser reconhecido e aplaudido, não faça nada em troca disso, nem espere por isso. O que quer que façamos, façamos tudo para a glória de Deus (1Co 10.31) e nunca para a nossa própria glória.

SIGNIFICADO DE HUMILDE

Humilde é um adjetivo atribuído a uma pessoa quando esta não possui aparência de vaidade, que conhece suas próprias limitações. Uma pessoa humilde é uma pessoa modesta, simples, que expressa ou reflete sentimentos de deferência ou submissão. Ela também pode ser uma pessoa sem muitas ambições, despretensiosa (Rm 12.16). À luz da bíblia, a humildade é a consciência baseada no conhecimento de si mesmo e da própria nulidade diante de Deus (Fp 2.2-8). É o contrário da soberba e exclui a presunção, apesar de não excluir o reconhecimento dos dons recebidos de Deus.

Em inglês a palavra humilde é humble, e descreve a pessoa sem riquezas financeiras ou desfavorecida social e economicamente. Essa é uma definição pejorativa. Pois a humildade bíblica vai além. Ela é um traço do caráter de uma pessoa que faz com que até um milionário possa ser humilde. Ser rico ou pobre não define se somos humildes ou não. Tem muito pobre soberbo e arrogante, mesmo no meio de sua pobreza.

Ao estudarmos a origem da palavra humilde, chegamos a um entendimento mais profundo sobre o tema. Humildade vem do grego antigo humus, que significa terra. Desse termo vem o latim humilis, que forma o significado de “o que fica no chão, que não se ergue”. Logo, ser humilde á não se elevar. É lembrar que somos pó e barro.

TENDE EM VÓS, O MESMO SENTIMENTO DE JESUS

Como já vimos acima, em Fp 2.6-8, Paulo descreve a humilhação do Cristo. Mas antes, ele recomenda que todos nós tenhamos o mesmo sentimento do Mestre. Ou seja, se Cristo se humilhou sendo quem que é, nós, muito mais, temos a obrigação de sermos também humilde, sendo nós quem somos – pó dessa terra (humus – gr.). Se o Filho de Deus se humilhou a si mesmo, sendo Ele Mestre e Senhor (Mt 23.8-12), por que nós, simples servos , exigiremos glória? A glória do homem é como a flor da erva. Seca em apenas um dia.

JESUS LAVA OS PÉS DOS DISCÍPULOS (Jo 13.1-9)

Jesus, sabendo que o Pai tinha depositado nas suas mãos todas as coisas, e que havia saído de Deus, e que ia para Deus, levantou-se da ceia, tirou as vestes e, tomando uma toalha, cingiu-se. Depois, pôs água numa bacia e começou a lavar os pés aos discípulos e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido.

UMA QUESTÃO PARA DEIXAR DE EXEMPLO – Jo 13.13-15

Depois que lhes lavou os pés, e tomou as suas vestes, e se assentou outra vez à mesa, disse-lhes: Entendeis o que vos tenho feito? Vós me chamais Mestre e Senhor e dizeis bem, porque eu o sou. Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também.

O maior dentre vós será vosso servo.

Quem a si mesmo se exaltar será humilhado;

e quem a si mesmo se humilhar será exaltado.

Destake News Gospel

Destake News Gospel

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

🚨 Aviso Importante 🚨

Detectamos o uso de um bloqueador de anúncios.

Desative o adblock para continuar acessando nosso conteúdo. Agradecemos seu apoio!

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO