O que é autismo, das causas aos sinais e o tratamento

 O que é autismo, das causas aos sinais e o tratamento

O autismo é um problema psiquiátrico que costuma ser identificado na infância, entre 1 ano e meio e 3 anos, embora os sinais iniciais às vezes apareçam já nos primeiros meses de vida. O distúrbio afeta a comunicação e capacidade de aprendizado e adaptação da criança.

Autismo é um transtorno neurocomportamental causado por vários fatores, apesar de ter uma importante influência genética, que explica a grande variedade na forma de apresentação e nos sintomas de cada indivíduo. Confira as dúvidas mais comuns relacionadas ao Autismo, respondidas pelo Dr. Fábio Agertt Neuropediatra da Clínica Neurológica.

O Autismo atinge mais meninos?

Sim, a incidência do Autismo é maior em meninos, pode chegar à proporção de 4 meninos para 1 menina, e acredita-se que exista forte influência genética para isto.

O Autismo tem influência genética, tem como descobrir o gene ou a predisposição?

Vários estudos envolvendo a genética estão sendo conduzidos, e existem vários genes identificados, porém, estes genes também podem ser encontrados na população sem sintomas. Portanto, do ponto de vista prático, não há exames definitivos para o diagnóstico específico do Autismo. Em casos específicos, de acordo com as características clínicas de determinado paciente, o médico pode investigar do ponto de vista genético a causa do Autismo, mas o diagnóstico do Autismo em si é clínico e não depende de exames.

Com que idade é possível descobrir se a criança tem Autismo?

Mesmo antes de 1 ano de idade podem existir sinais para a suspeita do Autismo, e isto é suficiente para indicação de avaliação e intervenção precoce. A confirmação do diagnóstico definitivo é evolutivo pela persistência das características.

Uma criança com TEA (Transtorno do Espectro Autista) para ser diagnosticada precisa não interagir socialmente? O deficit intelectual pode também ser um dos sintomas de TEA?

O diagnóstico pode ser suspeito ou confirmado pela presença de dificuldade de comunicação e interação social, somada a interesses restritos e comportamentos repetitivos. Em até 70% dos casos de Autismo, pode apresentar Deficiência Intelectual, mas esta não faz parte dos critérios diagnósticos.

O deficit de aprendizado pode ser Autismo?

Não necessariamente, existem muitas causas diferentes para a dificuldade de aprendizado.

A irritação tem relação com o Autismo?

Estas condições realmente podem coexistir com o Transtorno do Espectro Autista. Existem várias possibilidades de tratamento terapêutico e muitas vezes pode ser necessário uso de medicações associadas.

Dr. Fábio Agertt é Neuropediatra na Clínica Neurológica, em Joinville (SC). Clique e conheça os tratamentos realizados em Neuropediatria.

Destake News Gospel

Destake News Gospel

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

🚨 Aviso Importante 🚨

Detectamos o uso de um bloqueador de anúncios.

Desative o adblock para continuar acessando nosso conteúdo. Agradecemos seu apoio!

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO